sexta-feira, 17 de novembro de 2017

Histórias de Évora de Elmar Carvalho (Parte II)


Histórias de Évora de Elmar Carvalho (Parte II)

Magno Pires *

Ao dissertar em linguagem enxuta, exata e realista, e tão bem, os encontros amorosos do protagonista Marcos Azevedo, que tem a sua fase de timidez, com a famosa madame Doralice, que era uma prostituta, parece tê-los vivenciados e participado de alguns.

Pois, para descrevê-los e/ou caracterizá-los, com enormes detalhes, muita segurança, senão participou, com certeza, vivenciou-os infinitamente, o que também não há o que estranhar nesse comportamento, ainda que ilegítimo do período.

Os jovens de sua época viviam (ou vivem) numa sociedade extremamente restrita à moral, a ética e aos costumes. Portanto, conservadora, religiosa, e com receio e/ou medo do pai e da mãe. Dos avós, dos tios, dos parentes, dos amigos, de parentes e aderentes, e também da repressão dos vizinhos E receio dos castigos e das reprimendas dos genitores.

A religiosidade, ou caráter religioso, também impunha à sociedade vultosas restrições e extemporâneos limites.

Eram criados numa perspectiva ilimitada de “respeito” e/ou temor à religião e às coisas religiosas. Onde, por isso, quase toda conduta amorosa era pecaminosa.

Como antecipei antes, Histórias de Évora descrevem aspectos sociais, econômicos, políticos, religiosos e culturais do período da vivência do autor, ´percorrendo várias décadas de nossa história, com muita percuciência.

É um livro de sociologia e antropologia, portanto, realista, humanista, que todos devem ler para aumentar conhecimentos e aprimorar o saber. Pois, expõe fortemente as ocorrências socioculturais da sociedade piauiense e brasileira. Esta, projetada a partir do Piauí, como campo e cenário de ação. Numa dimensão literal correta e com fixação honesta da realidade, embora um romance. Onde, em cujo gênero literário, prevalece o ficcionismo. Por isso, o livro é menos ficção e mais objetividade e/ou materialidade, com o aspecto ficcional extremamente bem elaborado ou descrito, dissertado, pelo amor.

As aventuras romanceadas erótico-amorosas do protagonista Marcos Azevedo, com a famosa madame Doralice, com Lívia, no cabaré da Gracinha que permeiam grande parte dos cenários do livro-romance, são sensivelmente relatadas e correlatadas e sem o receio de recriminação da sociedade, dos pais, dos familiares. Ele agia livremente. Doralice mantinha o Solar da Rosa dos Ventos

Portanto, embora Évora, cujo vocabulário nos lembra Portugal, Lisboa, seja uma cidade fictícia, imaginaria, mas repleta de realidades, compreendida nos limites de Piracuruca e Piripiri, com o panorama de ação-abrangência, epicentro, em Sete Cidades, paraíso ecológico, as histórias fantásticas e realistas, descritas, focadas pelo seu inteligente, sensível e emérito autor-acadêmico impõem um forte caráter litero-histórico, sócio-político-cultural, econômico, sociológico e antropológico à obra que é recomendável à leitura e à formação de brasileiros, conforme já antecipado. Como são os livros de José Lins do Rego, Jorge Amado, Humberto de Campos, Gilberto Freyre, Raquel de Queiroz, Euclides da Cunha, Josué de Castro... dentre outros brasileiros responsáveis pela nossa formação cultural. Esses ilustres romancistas e literatos brasileiros tiveram a mesma percepção, sentimento, sensibilidade, compreensão e preocupação de Elmar Carvalho ao relatar e denunciar, pela literatura, os problemas nacionais da atualidade (ou do seu tempo) à posteridade, para conhecimento da sociedade, embora os escritores mais contemplem que realizem.

Mas, suas realizações, são as denúncias e críticas que fazem pelos livros ao mundo. Elmar faz, a seu tempo, a sua crítica-denúncia dos ainda angustiantes problemas nacionais que persistem insolúveis. E com uma literatura de excepcional valor e conteúdo, elogiável sobre todos os aspectos enfocados, analisados e criticados.

* Magno Pires é membro da Academia Piauiense de Letras, ex-Secretário da Administração do Piauí, ex-consultor jurídico da Companhia Antarctica Paulista (Hoje AMBEV) 32 anos. Portal www.magnopires.com.br com 94.450.112 acessos em 8 anos e 2 meses, e-mail: magnopires_mp@yahoo.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário