sábado, 16 de setembro de 2017

Itamar Costa homenageia o juiz Noleto


Fui à solenidade de posse do juiz e poeta Antônio de Jesus Noleto na Academia de Letras da Magistratura Piauiense – ALMAPI, da qual faço parte. Foi uma bela festa literária, cuja reportagem do site da AMAPI reproduzimos na postagem anterior. Tive a oportunidade de reencontrar bons colegas e amigos, com os quais entabulei rápida conversação. Sentei-me entre o cardiologista Itamar Abreu Costa e o juiz federal Derivaldo Figueiredo Bezerra Filho, ambos meus amigos há muitos anos. Desejando autografar um exemplar de meu romance Histórias de Évora para o magistrado Geraldo Magela Meneses, de que seria portador o Dr. Derivaldo, pedi emprestada uma caneta ao culto defensor público Roberto Freitas Filho, que não aceitou devolução; por esse motivo, retribuindo a dádiva, o fulminei, a queima roupa, sem direito a defesa, com um autógrafo em outro volume. Na manhã de hoje, recebi um emocionado e –mail da lavra do amigo Itamar, que segue abaixo transcrito, como homenagem ao bravo Dr. Noleto.

Elmar Carvalho

Fundada há 15 anos a ALMAPI, presidida pelo Acadêmico Luiz Gonzaga Brandão de Carvalho, realizou ontem (15 de setembro de 2017), sessão solene para dar posse ao Juiz Antônio Reis de Jesus Noleto, na cadeira 6 que tem como Patrono o Desembargador Berilo Motta e teve como primeiro ocupante o Desembargador Paulo de Tarso Mello e Freitas.

O discurso de saudação ao novel acadêmico foi proferido pelo Desembargador Oton Mario Lustosa, que citou o Dr. Noleto como um dos nossos grandes poetas (sonetista de Escol).

Dr. Noleto, que nasceu em Alto Longá, filho do casal Socorro e Almir Noleto, neto de Cora e Pompílio, ao iniciar a sua fala, não se esqueceu do seu torrão natal. Lembrou dos amigos de infância, tendo lembrado do Itamar, Carlito, Harold, Valdir Brito, lembrou do futebol no campo da baixa das carnaúbas e principalmente as Guabirabas e os banhos no Olho D’água do Frei Pedro e Rio Gameleira.

Fez citação carinhosa aos seus familiares e aos colegas da magistratura presentes. Ao referir-se ao Desembargador Paulo, o fez com emoção e saudade do velho mestre tanto na Contabilidade, uma vez que Noleto foi aluno do Colégio Demóstenes Avelino, colégio fundado pelo Professor Felismino, quanto na Faculdade de Direito onde Paulo Freitas Também era professor. Lembrou que ao receber a carteira de Juiz das mãos do dr. Paulo, recebeu do experiente magistrado bons e úteis conselhos.

Foi uma bonita festa!

Parabéns à Academia pelo ingresso do Dr. Noleto, parabéns à Allche (Academia longaense de Letras, Cultura, História e Ecologia), entidade à qual é Sócio Correspondente e a Academia de Poesia do Piaui. Sodalício à qual pertence o acadêmico recém-empossado.

Teresina, 16 de setembro de 2017

José Itamar Abreu Costa
Presidente da Allche

Nenhum comentário:

Postar um comentário