quarta-feira, 19 de julho de 2017

Comentário de Sílvia Melo sobre Histórias de Évora


Histórias de Évora de Elmar Carvalho

Comentário enviado por Sílvia Melo, através de e-mail, que tomei a liberdade de publicar neste blog, sem lhe pedir autorização prévia, mas crente de que ela não se oporia.

O desejo de Elmar é que o leitor compreenda os enredos, entrechos e narrativas do: Histórias de Évora sem o menor embaraço. Por isso atrevo-me a expressar-me sobre o Livro que o seu riquíssimo prefácio considera uma obra da pós modernidade.

Histórias sempre encantam o leitor e as Histórias de Évora  fascinam pois “brincam” com o sagrado e o profano e põem  “anjos” para perdoar caso surja no leitor (pecados) recordações, identificações ou curiosidades sensuais. A sensualidade é marcante no ser humano e o autor dá um “colorido” um quê para instigar a imaginação e provocar reflexão ... e essa dinâmica é muito interessante e poucos sabem fazer com tanto sucesso.

Como negar que o consagrado poeta Elmar na sua simplicidade, na cotidianidade é um “gigante”? Tem a sensibilidade daqueles mais espiritualizados que abordam com sabedoria muitos assuntos: sentimentos, segredos, fé, mitologia, escatologia, passado... num horizonte de realidade e “ficção do erotismo, amor e saudade”,  nesta obra que ensina a ser leitor.

Precisa mais?

Teresina, 19 de julho de 2017


Sílvia Maria Melo de Sousa
Academia de Artes e Letras de Campo Maior (Pi)                                                                                        ACALE

Nenhum comentário:

Postar um comentário