terça-feira, 27 de junho de 2017

MOMENTO DE AMOR, NATUREZA E CRIANÇA


        
MOMENTO DE AMOR, NATUREZA E CRIANÇA

Valério Chaves – Des. inativo do TJPI


         A história da literatura piauiense viveu um de seus grandes momentos no dia 16 de junho deste ano quando do lançamento de dois livros de autores piauienses versando sobre temas ligados à saudade, à ficção, ao meio ambiente, a beleza da arte, da natureza e da infância.

         Trata-se de “Histórias de Évora” de autoria do juiz e poeta Elmar Carvalho“; e “A Menina do Bico de Ouro”, de autoria do também juiz de direito Raimundo Lima, cuja solenidade de apresentação ocorrida na Livraria Entrelivros, contou com a presença de expressivas figuras identificadas com a arte e a literatura do nosso Estado.

         “Histórias de Évora”, que recebi com muito agrado, é um livro bem escrito em cada frase - desses que agarram o leitor da primeira à última página porque tem começo, meio e fim mesclando ficção do erotismo, amor e saudade no sentimento  do autor e nas paisagens humanas do interior.

         Elmar Carvalho, pelas suas virtudes literárias, pelo acerto e ritmo no desenrolar das “Histórias de Évora”, utiliza aguçada sensibilidade de poeta para retratar sua amada dentro de uma paisagem cidadina de muitas 'histórias, fumaça e tradição”, e de tantos outros cenários com nomes rimados em “a”, sem contudo deixar escapar o cultivo da arte. Afinal, fazer literatura é também uma forma de refazer o mundo da realidade e da ficção sem desgarrar do indescritível espaço da criação artística, do senso crítico e da beleza.

         Da visita que fiz da primeira à última página de Histórias de Évora, tive como recompensa: a magia de histórias narradas de mãos dadas com lugares nos quais se inseriu o autor em passeio pelo território da delicadeza sob um céu aberto pela manhã do coração.

         Por sua vez,“A menina do Bico de Ouro” propiciou-me outra saborosa emoção.
     
       O autor, apesar de ser um estreante confesso no gênero da literatura infantojuvenil, soube manipular com leveza dialética dos clássicos, personagens como a criança, árvore, abelha, morcego, macaco, raposa e rato nos diálogos e nas experiências diretas com a natureza, e propicia através delas uma visão ecológica das relações que concebe o mundo como um todo integrado na teia da vida entre o real e o imaginário.

          Raimundo Lima, em seu livro, nos convida a uma reflexão sobre um dos aspectos mais importantes do processo transformador da infância e, ao mesmo tempo, nos adverte que ainda é tempo para que sacudamos a onda da ignorância diante da tendência equivocada a achar que a preservação ambiental não é uma responsabilidade nossa.

         Enfim, é um livro que eu gostei de  ler porque me transmitiu lições profundas e diretas com a natureza e com o mundo, como expresso nos versos do poeta Pedro Bandeira:


         Eu sei que aprendo nos livros
         Eu sei que aprendo no estudo
         Mas o mundo é variado
         E eu preciso saber tudo.

         Se eu me fecho lá em casa
         Numa tarde de calor
         Como eu vou ver  uma abelha
         A catar pólen na flor ?

         Mas se tudo o que fizeram
         Já fugiu de sua lembrança,
         fiquem sabendo o que eu quero:
         Mais respeito eu sou criança !
        

         Nada mais gratificando para o artista do que o aplauso da plateia.

         Por isso, Elmar Carvalho e Raimundo Lima, pela emoção que souberam transmitir aos seus leitores, merecem ser aplaudidos de pé.

         Fecho a cortina mandando parabéns para os dois encenadores da literatura piauiense.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário