terça-feira, 24 de janeiro de 2017

O plano editorial da APL

O plano editorial da APL

Reginaldo Miranda
Escritor e historiador

O plano editorial da APL
              Em sua trajetória quase secular, a Academia Piauiense de Letras tem cumprido fielmente com seus objetivos, entre esses a promoção e desenvolvimento da literatura piauiense. Sem sombra de dúvidas, é a instituição que mais tem editado livros no Piauí. Para isso tem buscado a cooperação de diversos parceiros, estimulando-os nesse objetivo, a exemplo do Governo do Estado, Prefeitura de Teresina, Universidade Federal do Piauí, Senado Federal, Banco do Nordeste e Banco do Brasil, entre outros.
Ainda há pouco concluímos a reedição, em parceria com a FUNDAC, de nove obras fundamentais para a compreensão da realidade piauiense, iniciadas ainda na gestão do ex-presidente Manfredi Cerqueira. Trata-se da Coleção Grandes Textos, composta pelas seguintes obras: Piauí Colonial, de Luiz Mott; Descrição do Sertão do Piauí, do Pe. Miguel de Carvalho; Etnohistória Indígena Piauiense, de João Gabriel Baptista; Lira Sertaneja, de Hermínio Castelo Branco; Nas Ribas do Gurguéia, de Artur Passos; Chão de Meu Deus, de Fontes Ibiapina; A Tragédia Ocular de Machado de Assis, de Hermínio Conde; Vaqueiro e Visconde, de José Expedito Rego; e, Cronologia Histórica do Piauí(vol II), de Pereira da Costa.
Como resultado de um convênio celebrado com o Senado Federal, lançaremos nos próximos dias o livro As Ideias no Tempo, do Prof. Cunha e Silva Filho. Para o próximo ano, por esse convênio, serão publicadas as seguintes obras: Memórias: traços autobiográficos, de Higino Cunha; Autos de Devassa da Morte dos Índios Gueguês, de Reginaldo Miranda; e, Estudos de História do Piauí(reunião de quatro monografias em um só volume), do historiador Odilon Nunes.
Também, desejamos publicar durante o ano próximo vindouro oito edições da Revista da Academia Piauiense de Letras, reunindo estudos de história e literatura, por diversos autores. Essas sucessivas edições vêm resgatar uma dívida da Academia para com a sociedade piauiense.
É também nosso desejo lançar a Coleção Centenário, como parte das comemorações alusivas ao primeiro centenário de fundação da Academia Piauiense de Letras, que ocorrerá em dezembro de 2017. Para isso buscaremos apoio no setor público e na iniciativa privada. Essa coleção visa publicar obras de importância para a compreensão da realidade piauiense. Certamente, se encontrarmos apoio no seio da sociedade piauiense, que ora conclamamos, iremos implementar o mais ousado plano editorial que já teve o Piauí, editando livros novos e reeditando as principais obras de Abdias Neves, Anísio Brito, Odilon Nunes, Monsenhor Chaves, Padre Cláudio Melo, Wilson Brandão, Pereira da Costa, Alencastre, Carlos Eugênio Porto, Francisco de Assis Iglésias, Agenor Miranda, Clodoaldo Freitas, Higino Cunha, Celso Pinheiro, Da Costa e Silva, e tantos outros que têm enfocado os diferentes aspectos da realidade piauiense. A ideia está lançada. Que se habilitem os parceiros.

* Artigo publicado no jornal Meio Norte, 21.1.2011, pelo então presidente da Academia Piauiense de Letras, Reginaldo Miranda.
** Fotografia oficial dos dez fundadores da Academia `Piauiense de Letras, tirada em 30.12.1917.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário