sexta-feira, 24 de junho de 2016

PROFESSOR AMARANTINO “INCORPORA O ESPÍRITO DE UM FILÓSOFO ALEMÃO”


PROFESSOR AMARANTINO “INCORPORA O ESPÍRITO DE UM FILÓSOFO ALEMÃO”

Luís Alberto Soares (Bebeto)

           Comenta-se em Amarante (PI), que o simpático e extrovertido professor RAIMUNDO DIAS DA COSTA, natural de AMARANTE, é um forte médium e que ele recebe o espírito de um famoso filósofo alemão do século XX, MARTIN HEIDEGGER. Comenta-se ainda que em várias ocasiões, pessoas que convivem com o professor RAIMUNDO DIAS já notaram comportamento estranho do educador, como se ele estivesse em transe.

            O intelectual amarantino Virgílio Queiroz diz que o professor Raimundo se parece muito com o filósofo que ele incorpora. “Olhem bem! Olhem bem! A cara de um é a cara do outro. Certa vez, o digníssimo, chateado com a demora na apresentação da dança "tiroli", começou a praguejar impropérios em alemão. Eu não entendi nada. Depois de alguns minutos, ele já sereno, perguntei-lhe sobre as palavras ditas em tom raivoso e ele me respondeu: "eu? eu não disse nada!". Vi, sou testemunha de sua transformação ao receber o filósofo MARTIN HEIDEGGER” – assinalou Virgílio Queiroz.

            Vale esclarecer que o professor amarantino é portador de vários cursos, entre eles, Licenciatura Plena em Letras Português. Especializado em Docência e Gestão Escolar. Funcionário público estadual (PI) e municipal (Educação) de Amarante e São Francisco do Maranhão. 

            Em Amarante, o PROFESSOR RAIMUNDO DIAS como é mais tratado, prestou relevante serviço como diretor e coordenador pedagógico da Unidade Escolar Antonio Gramoza, onde é professor; coordenador geral e coordenador especial da UESPI, Pólo de Amarante; supervisor e tesoureiro do Hospital Estadual de Amarante. Professor de Língua e Literatura Latina da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Pólo de São João dos Patos. 

               O educador trabalha ainda como coordenador do Complexo Escolar do povoado Conceição deste município. Diretor da Unidade Escolar Antonio Gramoza (1º e 2º governo de Luiz Neto). Atualmente presta acentuados serviços na Secretaria Municipal de Educação ( Amarante).

              Vale esclarecer ainda que o destacável educador, ainda é folclorista e ator amador. Casou-se com a amarantina MARIA ALICE SILVA COSTA. Do matrimônio, talentosos filhos: Francisca Laura e Felipe Augusto.

          Em março de 2012, o amigo PROFESSOR RAIMUNDO DIAS foi visitado por STEPHANIE LOTUFO, produtora do programa “Fantástico” (TV Globo). Ele ainda a acompanhou nas entrevistas com personalidades registradas no livro AMARANTE, PERSONALIDADES E FATOS MARCANTES.    

Um comentário:

  1. É comum encontramos figuras destacadas como esta em pequenas cidades do interior, com alto grau de erudição e profundamente devotado às artes e à cultura. A vetusta Amarante então, deve abrigar figuras como a do professor Raimundo Dias em quase todas as suas estreitas ruas, pois lá respira-se cultura.

    ResponderExcluir