quarta-feira, 15 de junho de 2016

Lançamento de Bernardo de Carvalho - 2ª edição


Lançamento da 2ª edição de Bernardo de Carvalho, o fundador de Bitorocara

Será lançado em Campo Maior o livro “Bernardo de Carvalho, o fundador de Bitorocara”, da autoria de Elmar Carvalho, em segunda edição revista e substancialmente aumentada, com a inclusão de dois novos capítulos, um sobre a localização da quase mítica Fazenda Bitorocara, e outro sobre o povoamento do Vale do Longá, além de vários outros textos sobre a história e o patrimônio natural e arquitetônico do município.

A capa é uma excelente obra artística de Gervásio Castro, em que se vê a idealização de Bernardo de Carvalho, ladeado por um índio e um negro, tendo ao fundo a antiga igreja de Santo Antônio do Surubim.

O livro contém apresentação da historiadora e professora da UFPI Sílvia Melo, membro da Academia Campomaiorense de Artes e Letras – ACALE. Foi editado através de convênio entre a Universidade Federal do Piauí e a ACALE. Na oportunidade será inaugurada a Biblioteca da Academia Campomaiorense e será prestada homenagem ao reitor José Arimatéia Dantas Lopes.

A solenidade de lançamento da obra historiográfica acontecerá às 10 horas do próximo sábado, dia 18, no espaço cultural Fórum Deputado Antônio Gayoso, situado na Praça Bona Primo.

Na contracapa, João Alves Filho, presidente da ACALE, emitiu o seguinte comentário:

“(...) Segundo o historiador Pe. Cláudio Melo foi ele [Bernardo de Carvalho] a mais importante figura do Piauí colonial, fundador de várias cidades no Piauí e no Maranhão, e foi quem lançou as bases administrativas e hierárquicas do que viria a ser o Piauí.

(...) O livro prova de forma cabal, com documentação e argumentos sólidos, que a Fazenda Bitorocara ficava mesmo na confluência dos rios Surubim, Longá e Jenipapo.”    

Nenhum comentário:

Postar um comentário