sábado, 23 de abril de 2016

CADA QUAL COM SUA NATUREZA


CADA QUAL COM SUA NATUREZA

 Jacob Fortes

A fábula dizia mais ou menos assim: certo professor oriental costumava ministrar aulas aos seus alunos durante caminhadas matinais pelos campos; respiravam oxigênio puro e se exercitavam. Certa feita percebeu o professor que um escorpião descia o curso da água de um regato. Mais que prontamente o professor o retirou da água, mas ao fazê-lo o aracnídeo cravou-lhe à mão o aguçado esporão que carrega ao rabo recurvo. Sobressaltado, o professor, subitamente, deixou o artrópode cair na correnteza outra vez, porém não desertou do propósito de salvá-lo, o que o fez logo adiante. Perplexos, os alunos quiseram saber o porquê da insistência de salvar um espécime tão mal agradecido, ao que lhes respondeu o professor: “esporar é apenas da natureza do escorpião”.

O então Senador José Roberto Arruda ao traquinar no painel de votação do Senado negou inicialmente a autoria da traquinice, mas, ante as provas incontornáveis admitiu haver adulterado o painel de votação. À tribuna, cheio de comoção e humildado, pediu perdão aos seus pares, que o relevaram.  Posteriormente, antes de lançar sua candidatura ao cargo eletivo de Governador do Distrito Federal, Arruda, igualmente humildado e transbordando em comoção, pediu ao povo de Brasília um voto de confiança. Resultado: elegeu-se a governador do Distrito Federal. Durante o mandato de governador, (posto que não se houvesse curado do esquisito hábito de traquinar), fora flagrado recebendo, à sorrelfa, alguns fardos de dinheiro, circunstância que o levou ao cárcere e a perda do mandato. Profundo conhecedor da alma humana, (sabe como ninguém amolgar os corações dos eleitores), Arruda, por certo, apresentará nas próximas eleições um terceiro pedido de perdão; a julgar pelas estatísticas há de sagrar-se vitorioso.

Diferentemente, a Presidente Dilma cometeu muitos erros, mas jamais pediu desculpas, sequer os admitiu.  Cada qual com sua natureza, “cada qual acredita salvar-se na lei que segue”.     

Nenhum comentário:

Postar um comentário