terça-feira, 22 de março de 2016

UM DEUS PARA OS DEMAGOGOS


UM DEUS PARA OS DEMAGOGOS

Antônio Francisco Sousa
Auditor-Fiscal (afcsousa01@hotmail.com)

Tudo o que falam ou comentam a respeito dele os outros, os da enorme suposta elite e opositores, ou seja, os inimigos do Brasil, está errado, é invenção, não existe, é cria de mentes conspiratórias ou de golpistas de plantão. 
                Por outro lado, tudo que ele, o mesmo, diz, faz, diz que faz ou faz que diz, de forma indireta, velada, valendo-se de subterfúgios ou de pura ironia, é expressão da mais alta e incontestável verdade, fato irretocável, pacífico e consumado, portanto, não passível de qualquer contra-argumento.
                Pode, inclusive, dita figura, em conversa reservada ou não com amigos, companheiros, cupinchas, asseclas, camaradas, parentes ou correligionários, depreciar, ridicularizar, trucidar, execrar, amaldiçoar autoridades de quaisquer poderes, gente de bem; enfim, pessoas ou indivíduos sobre quem, a princípio, não paire pecha, dúvida, denúncia ou acusação; sem que tal atitude signifique, de sua parte, falta de educação, de bons costumes, de ética, sequer, uma forma inadequada de alguém que já ocupou os mais altos escalões do parlamento e governo do país exprimir-se, se o ato verborrágico ocorrer entre quatro paredes, isto é, desde que não vaze para além dali o resultado daquele encontro verborreico.
Pensando bem, parece que a pessoa de quem estamos falando, mesmo querendo ou, ainda que isso fosse a única e inescapável opção, não pode cometer erros, equívocos ou desatinos a que os demais seres humanos estão suscetíveis, predispostos, propensos. Como se tudo que pudesse ser considerado erro, falha, engano, incorreção ou deslize de ordem moral, ética, existencial ou comportamental, apenas se aplicasse ou fosse impingido aos outros.
                É falácia alguém afirmar ser a mais honesta - dentre todas as honestas - alma que existe no universo vivente; jactar-se, para alegria de deslumbrados, como se isso fosse motivo de júbilo ou contentamento, de ser o único brasileiro capaz de incendiar o país - não verbalizou, mas talvez quisesse deixar dito nas entrelinhas ou para interpretação de quem quer que fosse: se decidisse peitar o parlamento, o poder judiciário, a imprensa e a opinião pública, a fim de fazê-los mudar de ideia a respeito do que sobre ele dizem, pensam ou concluem. Quem, verdadeiramente, se quimeriza como alguém de tamanha envergadura e pretensão, certamente, deve sentir-se maior e mais poderoso que um deus.
                Não pode querer ser inferior a um deus quem, além de se ver como um, exige, espera e aguarda de normais comuns que ousaram desafiá-lo, acusando-o de haver se envolvido em falcatruas humanas, indignas, portanto, de uma divindade mítica, que venham pedir-lhe desculpas e perdão. Pouco importa a esse deus dos demagogos saber que os motivos pelos quais é acusado ou investigado seriam conhecidos por todos em quase todo o universo. Em síntese: na visão de esse homem maior do que qualquer outro, simplesmente, ninguém, ninguém mesmo, seria competente ou poderoso o suficiente para acusá-lo, duvidar ou desconfiar de sua honestidade, retidão e lisura de caráter.
                Felizmente, nem todos o veem como se imagina: apenas a maioria de uma minoria que se exaure e diminui toma-o por guru, lume, farol. O contingente formado pelos que não comungam nem aceitam esse tipo de condução, discute e refuta a pretensa supremacia existencial desejada por ele, e vão à luta, envidando esforços no sentido de enquadrá-lo no parâmetro de humanidade que lhe cabe: o das pessoas e indivíduos falíveis. No nicho em que se encontram os que desconfiam de tão ufanista honestidade está a parte honesta do parlamento, do poder judiciário e de outras categorias da sociedade que não se deixam enganar pela lábia de mercadores de ilusão, que conseguem diferenciar, nas falas, atos e ações daqueles que se julgam perfeitos, demagogia e hipocrisia do que, racionalmente, pode ser aceito como factível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário