sexta-feira, 25 de março de 2016

BEM-AVENTURANÇA


BEM-AVENTURANÇA

João Borges Caminha
Advogado, articulista, historiador e professor inativo da UFPI

Bem-aventurado aquele pai em cujo aniversário mereceu, ainda vivo e consciente, a dedicatória e lançamento de um significativo livro de memórias. Este fato aconteceu em 05.01.2016, quando o Sr. MIGUEL ARCÂNGELO DE DEUS CARVALHO completou 90 anos de idade, em pleno gozo de suas faculdades físicas e mentais, louvado e agraciado por todos os seus filhos, familiares e amigos, cujo evento ficou marcado em admirável esboço de memórias da lavra de seu filho, escritor famoso, JOSÉ ELMAR DE MELO CARVALHO.

            Ao prospecto atribuiu a designação de RETRATO DE MEU PAI. HOMENAGEM AOS SEUS 90 ANOS DE VIDA. Elmar é escritor e poeta renomado cuja vocação assimilou ainda no berço. Tem centenas de escritos publicados ou não entre prosa, verso, sonetos e novelas. Pertence à Academia Piauiense de Letras – APL e a todas as instituições culturais em terras piauienses, de que nem de seus nomes me lembro e, por isso, deve ser frequente e continuamente lido por todos d’aqui e d’além.

            Li com atenção o dignificante trabalho, de estilo claro, preciso, conciso, de 52 páginas, desta feita totalmente em prosa, a não ser na folha 10, quando ditou versos de Da Costa e Silva para recordar bois de serviço, carros e engenhos de madeira de uso no passado que, recordando, o homenageado fez como dever de casa para sua inesquecível escola.

            No brilhante resumo, relatou a vida familiar do casal inclusive de sua falecida mãe Dona Rosália entre as páginas 7 e 31, ora recordando os primeiros empregos do pai, sejam na Casa Marc Jacob, Inglesa ou definitivamente no antigo DCT ou ECT posteriormente (7 a 12). Registrou, também, a genealogia resumida de familiares, fixando suas origens entre Barras, Piracuruca, Piripiri e depois suas residências em Barras, Campo Maior, Francinópolis, Parnaíba ou Teresina (PI), por necessidade do serviço (13/16).

            Num capítulo à parte descreveu a saga da volta de seu pai em 2007 à cidade de Francinópolis (antigo povoado Papagaio) onde ingressou no DCT em 1957 e ali morou mais de ano. Com familiares e amigos descreve a viagem até Elesbão Veloso e desta àquela. Ali chegando, reviveu a terra onde ingressou no último emprego citado, que lhe permitiu viver condignamente com sua esposa e filhos. Reviu a natureza, sua adaptação pelos habitantes, as árvores frutíferas ou não, o terreno e seus morros com altos e baixos, o cemitério em seu cimo, as ruas novas ou antigas, prédios oficiais ou não e as pessoas, idosas ou jovens, notícias dos falecidos e dos vivos, inclusive o admirável progresso atual da cidade de Francinópolis. Foi fotografado um pouco de tudo para as atuais e futuras gerações do aniversariante.


            Completaram o excelente esboço com chave de ouro as comoventes mensagens dos filhos, netos, amigos, além de outros e a memória fotográfica pontificada de fls. 35 a 52. O epíteto do trabalho não retrata tão somente as fotos da capa dos 90 anos de vida de um homem e mais um pouco, mas, muito mais ainda, mostra sua vida de trabalho, dedicação, prudência, coerência, altivez, humildade, zelo, dignidade e bem-aventurança. Eis aí, pois, a certeza da adequação do título ao texto. Quem dentre nós outros cidadãos honrados, cumpridores de seus deveres para com a Família e a Pátria não gostaria de receber tão merecida e digna moção, ainda em vida? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário