sexta-feira, 12 de junho de 2015

Manchetes da indignação


Manchetes da indignação

José Maria Vasconcelos
Cronista, josemaria001@hotmail.com
  

            Basta abrir as páginas dos jornais, acompanhar noticiários da TV e do rádio. Os temas se repetem cotidianamente, sangram a paciência, enchem de indignação. Precisa citá-los, se a opinião pública já se acostumou a presenciar, através das imagens e manchetes, o desmoronamento moral por que atravessa o país? A culpa não cabe à imprensa, porquanto, graças ao jornalismo investigativo, sem chapa branca, a opinião pública é informada. Embora estarrecida e indignada, observa tudo, passiva, e aí comete perigoso deslize  de omissão e submissão aos caprichos de administradores.

         Vejam só o que escreveu Santo Agostinho, no terceiro século da era cristã, em plena devassidão romana, cujas autoridades militares, judiciárias e políticas se vendiam por qualquer propina: “A esperança tem duas filhas lindas, a indignação e a coragem. A indignação nos ensina a não aceitar as coisas como estão; a coragem, para mudá-las”.

         A indignação da sociedade já se manifesta em toda ponta de rua ou mesa de bar, nas avenidas e concentrações públicas. Falta-lhe, ainda, a coragem para mudá-las, apertando o cerco às autoridades. Formadores de opinião precisam incorporar-se à indignação social, com bravura, protestos, exemplo da banda Skank: “Eu fiquei indignado /  Ele ficou indignado / A massa ficou indignada / Duro de tão indignado”.

         A imprensa, como a literatura, em geral, num país sem liberdade pública até para trabalhar, é a única tribuna, do alto da qual se pode ouvir o grito da indignação e da consciência.

         Prefeito de Fronteiras do Piauí, que decretara estado de emergência, contratou os músicos Zezé de Camargo e Luciano por quase 300 mil reais, incluindo outras despesas de pura diversão com dinheiro da fome.

         Dá ou não dá indignação prefeita Neuma Café (PT) pagar mais de 1 milhão aos cantores Frejat (340 mil), a Jorge Bem Jor (350 mil) e Ana Carolina (375mil)? Toda essa montanha para Festival de Inverno e calor.

         Indignação saber que a verba de gabinete de um deputado estadual do Piauí aproxima-se dos 200 mil reais. Secretário da prefeitura de Teresina dança festivo com 25 mil reais de contracheque, enquanto barnabés protestam por aumento na Câmara Municipal, alguns por não aceitar “aumento” miserável de 1%!! Sempre as mesmas e fajutas desculpas de que “é preciso cumprir a Lei de Responsabilidade Fiscal” ou coisa parecida, contensão de despesa, que sempre ataca o “baixo clero”.

            Uma das artimanhas de administradores em apuros é engabelar a população indignada com “pão e circo” do império romano ou com investimentos que nunca se concretizam. Estratosféricos 195 bilhões de reais para “estradas de logística” e outros caracacás!! Por aqui, piruetas festivas e blablabá para acalmar grevistas. Só pílulas azuizinhas do amor.

         Coluna de Zózimo Tavares: “O Governo do Estado e a Prefeitura de Teresina reclamam da queda de receita, mas anunciam investimentos em obras de mobilidade”. Tá vendo como administradores engabelam a indignação?     

Nenhum comentário:

Postar um comentário