terça-feira, 23 de junho de 2015

A ética por um fio


A ética por um fio

José Maria Vasconcelos
Cronista, josemaria001@hotmail.com

Como você reagiria a tentadora e ilícita proposta, em dinheiro, suficiente para tirar sua escola da liseira? Apreensão por não fechar a folha de pagamento dos funcionários, tributos atrasados?

Dezembro. Apenas metade das mensalidades arrecardadas em caixa. Cobrança dos professores, constrangimentos, explicações pífias. Do céu maná não desce; mais fácil a solução vir do inferno, na hora certa. Prefeito amigo, derrotado nas eleições, visita-me com a seguinte proposta: “Professor, liquido a folha de seus professores, se, em troca, me fornecer um papel timbrado da escola, em branco, assinado e carimbado, comprovando que a prefeitura pagou bolsas de estudo a jovens do município, como se estudassem em seu colégio”. Senti-me em deserto árido, faminto e desolado, acuado por espírito satânico a oferecer-me pão e fortuna se o adorasse no alto do templo.  Otário se resistisse a generosa dádiva, em tão oportuna hora, enquanto outros por aí, agraciados e prósperos, zombam da virtude.

Brasil do jeitinho diabólico de encarar ética como virtude dos tolos e medíocres, que nunca alcançam sucesso sem recorrer a malandragens.

Ética, filosofia do caráter e dos assuntos morais, que rege a sociedade. Em sentido prático e menos filosófico, exige-se ética nas relações profissionais, examinando-se, por exemplo, a conduta de políticos, gestores, médicos, empresários, religiosos.

Ética não pode ser confundida com a lei, embora que, em certos momentos, a lei tenha como bases princípios éticos. Há leis que afrontam a ética, como a que defende altos salários a certas categorias profissionais, em detrimento dos menos aquinhoados. Ou a lei que permite casamento gay, se a denominação é dada a casal, e não a um par. Ética das condutas sadias do espírito, como a solidariedade para com a infância, idosos e expurgados socialmente.

Ética e moral assemelham-se, porém não se igualam. Moral se fundamenta em princípios e mandamentos culturais, religiosos. A ética abrange condutas com regras humanas nos campos da sociologia, psicologia, educação, esportes e negócios.

A prosperidade é uma bênção, erguida sob freios da ética, moral, leis justas e cidadania. Países que adotaram esses princípios, com rigor, libertaram-se mais cedo da miséria provocada por terremotos, guerras e ditaduras corruptas.

O prefeito retirou-se da minha sala, depois de ouvir lições que, talvez, nunca tenha aprendido. Porque a dele em me oferecer levou zero. Não precisei comer fruto proibido. No final de dezembro, graças aos bons anjos que deviam mensalidades atrasadas, assistiram-me com pão generoso, para satisfações dos professores. Porque – diz a canção do rei – “tudo fácil valor nunca traz”.        

Nenhum comentário:

Postar um comentário