sábado, 8 de novembro de 2014

Redação, 25 escorregadas no ENEM


Redação, 25 escorregadas no ENEM

José Maria Vasconcelos
Cronista, josemaria001@hotmail.com

          Nos últimos dias, atendi a vários convites para ministrar revisão de português e redação à galera do ENEM. Dois verbetes se ouvem em momentos assim de tensão emocional e insegurança: dicas, bizus. Infelizmente, estudantes, em geral, só levam a sério exames classificatórios, inclusive as provas de final de ano letivo, nos últimos dias ou horas que antecedem os testes. Em se tratando da redação, um martírio.

Redação enxuta, rica em conteúdo e gramaticalmente correta exige longo treinamento. Em vésperas de concurso, estudante habituado a leiturinhas de insossas revistas, tipo Capricho e similares, ou a devaneios esportivos, novelas e programas de auditório abastecerão o repertório de conhecimentos. É preciso habituar-se a leituras de consagrados autores, colunistas e formadores de opinião. Estes provocam imitação de estilo e ideias, que enriquecem o repertório vocabular, a construção da frase. Milagre ocorre, quando se imitam redatores de talento.

         Também leva tempo o aprendizado da frase bem construída, obedecendo à sintaxe e normas padronizadas do idioma. Refiro-me a unidades importantes da gramática, a começar pela análise sintática, sem a qual dificilmente se exercita regência verbo-nominal, concordância verbo-nominal ou de tratamento, colocação pronominal (próclise, ênclise, mesóclise), pontuação, uso correto da conjugação verbal, especialmente, dos irregulares. A alma do texto resplandece pela criatividade. Criar não é fazer, mas ser diferente, artístico. Uma frase popular pode carregar dotes artísticos.

         Numa sala de revisão para o ENEM, distribuí cópias de uma redação cobrada em vestibular de São Paulo. Exigia-se que o vestibulando corrigisse o texto de uma carta eivada de erros gramaticais. Ultrapassa 25 escorregadas, em que aparecem palavras até com duas incorreções. O texto incorpora falhas de concordância, acentuação, regência, conjugação verbal, virgulação, ortografia, colocação pronominal, tratamento. Coloco o texto da carta à disposição dos estudantes e interessados num debate sadio:

         “Presado Juca

     Aqui vai um bilhete afim de pô-lo a par dos problemas que me referi em nossa conversa telefônica. De início, quero lembrar-lhe de que assistí todas as discursões e cheguei a seguinte conclusão: por hora é preciso prudência. Mas vê se você dá um jeito de escrever logo, para mim poder dar-lhes uma resposta definitiva. É preferível decidirmos-nos logo do que aguardarmos para outra ocasião. Há um elemento do grupo que simpatizei desde o primeiro momento que lhe vi e parece que nos ajudará. Custo a acreditar que ajam dificuldades. De qualquer modo, observo de que convém considerarmos todas as questões que temos dúvidas antes de chegarmos à uma conclusão final. Pensa bem e não demores em me responder.

       Abraça-o o amigo que muito lhe quer,

       Pedro.”     

Nenhum comentário:

Postar um comentário