segunda-feira, 17 de março de 2014

ESCRITORES E POETAS DE AMARANTE – PARTE III


ESCRITORES E POETAS DE AMARANTE – PARTE III

Luís Alberto Soares (Bebeto)

Firmino Pio Vilarinho, amarantino nato, marcou história em Amarante. Músico e proprietário de uma orquestra, poeta e membro da Academia de Letras do Médio Parnaíba. Um admirador do grande vate piauiense “Da Costa e Silva”. Do seu apego à música e à literatura, o inesquecível Firmino Pio, juntamente com o saudoso popular Dico, instalaram na residência do próprio Firmino, um sistema de alto-falante e, posteriormente, a Rádio Cultura de Amarante. Funcionou por pouco tempo. Firmino Pio, como era mais reverenciado, era casado com a saudosa funcionária pública municipal (Amarante), Ozira Soares Vilarinho. Do matrimônio, talentosos filhos: José Pio (Dedé), Raimundo Luís (falecido), Ayrton Paulo, Arísio Fontenele (falecido), Rosângela Maria, Neusa Célle, Firmino Pio Junior,Wilben, Carlos Nasser e Ozira Patrícia (Lila).

Francisco Soares da Costa, o popular Santo, amarantino nato, considerado um dos mais inteligentes de Amarante. Religioso evangélico, teólogo, filósofo, escritor, poeta e outras atividades. Fez ainda Psicologia Experimental; curso de aperfeiçoamento em Língua Portuguesa, Inglês e Francês. Fundou o Colégio Batista Beth Shanã, onde ministrava aulas de Inglês, Técnica Comercial e Educação Religiosa. Exerceu em vários Estados do Brasil seu Ministério Eclesiástico. O argucioso Santo é ainda portador do curso de defesa pessoal (artes marciais); historiador e pesquisador do rio Parnaíba, percorrendo o “Velho Monge” através de balsa (buriti) por duas vezes – Amarante a Parnaíba. Vale ressaltar que o renomado Santo, é autor de 102 livros. Na maioria, ele conta a história da antiga navegação do rio Parnaíba, como também, do resultado de suas pesquisas sobre o “Velho Monge”.

Eleazar Moura, famoso médico amarantino que já trabalhou em vários Estados do Brasil. Reside no Rio Grande Norte, desde 1964. Dr. Eleazar é um apaixonado pela cultura de sua terra natal. Publicou em 1996, um livro que retrata momentos de sua infância e adolescência, como também, fala da Amarante do passado com exibição de fotografias antigas. Sua obra foi de grande valia para o povo amarantino com especialidade, aos estudantes que costumam pesquisar sobre a história de nossa terra.
Olemar de Souza Castro, amarantino nato, radicado em São Paulo (SP) desde 1962, filho do ex-prefeito de Amarante, Olegário Castro (Seu Lega). Após 57 anos ausente de sua terra Natal, Olemar esteve em Amarante (abril/2008) onde lançou seu segundo livro “Minhas duas Pátrias” no Museu Odilon Nunes. Olemar é portador dos cursos técnicos: Administração de Empresas e Química Industrial. Em São Paulo, tornou-se empresário comercial, publicitário, industrial, inventor, artista plástico e escritor. Seus trabalhos artísticos já foram exibidos em vários eventos culturais no Estado de São Paulo. Em abril de 2013, tornou-se acadêmico da Academia de Letras do Médio Parnaíba. Casou-se com Heleny Castro. Do matrimônio, três talentosas filhas, Virginia, Marlene e Vânia.

Oldina Eustórgio da Silva, amarantina famosa em Braília (DF). Portadora dos cursos: Pedagogia, Letras Português e Direito; Pós – Graduada em Educação como Mestra e Doutora em Direito Público; advogada e professora da faculdade de Direito da Universidade Euro-americana. Acadêmica da Academia de Letras de Taguatinga, patronada por Rui Barbosa. Doutora Oldina é ainda escritora de Literatura Poética; Ética Profissional. Já lançou três livros. O livro Ética foi lançado em Havana – Cuba e em 13 países da Europa. A talentosa amarantina tem inteligentes filhos: Úrsula, residente no Rio de Janeiro e Manoel Batista Neto, formado em Direito.

Gregório Barbosa Ribeiro (Gregorinho), filho de Angical do Piauí, residente em Amarante há mais de 50 anos, onde formou uma conceituada família. Poeta, humorista e músico-compositor: toca sanfona e teclados. Carismático e amigo de todos. Seus versos (Literatura de cordel), muitos apreciados na região. Já compôs 14 músicas (forró pé de serra), algumas delas, gravadas em CD por conjuntos locais. Em breve lançará um disco com parceria de um cantor de destaque regional. Gregorinho é apresentador de um programa aos domingos na Rádio Cultura de Amarante, titulado “Cancioneiro Popular”. Participação de grupos musicais, repentistas, cantores, folcloristas e outras atrações populares. Vale ressaltar que o simpático Gregorinho, o pequeno grande homem, trabalhou longos anos na agricultura e pecuária. Possuía uma boa propriedade rural, vendida recentemente. Casado com Valdemira Ana de Sousa, destacável costureira de Amarante. Do matrimônio, três talentosas filhas. Avô materno do jovem Maicon, famoso guitarrista de uma banda evangélica de Brasília (DF).

Gregório Pereira dos Santos, amarantino nato. Morou por 32 anos em Guarulhos – São Paulo, retornando a Amarante em 2008. Reside em Areias, seu bairro de origem. Trata-se de um poeta de Literatura de Cordel. Ele sempre apresenta suas poesias nas emissoras de rádio locais e em encontros culturais. Trata-se de um homem simpático e habilidoso. Gregório exibiu por diversas ocasiões seus trabalhos literários em eventos culturais em São Paulo. Casou-se com a amarantina Maria das Neves Ribeiro dos Santos. Do casamento, talentosos filhos: Glaudine, Galiléia e Glaudete (amarantinas); Alan Cleidson, Glebeson e Elnaton, nascidos em São Paulo.


Homero Ferreira Castelo Branco, amarantino nato ilustre, apaixonado por sua terra natal. (Nasceu em 03-04-1944). Graduado em Ciências Econômicas. Escritor - publicou vários livros envolvendo Amarante; membro do Instituto Geográfico do Piauí, da Academia de Letras do Vale do Longá (PI) e da Academia de Letras do Médio Parnaíba. Foi diretor do Departamento de Assistência Técnica aos Municípios (Piauí); secretário de Planejamento e prefeito municipal de Teresina; sub-secretário de Planejamento, secretário de Administração, secretário de Fazenda e deputado do Estado do Piauí. Casou-se com Hilma Martins Castelo Branco. Do matrimônio, três talentosos filhos: Geraldo, formado em Administração de Empresas; Verônica, contabilista e Karina, médica.

Ideraldo Leite Silva, um polivalente da cultura amarantina. Inteligente, habilidoso e muito criativo nos seus afazeres que envolvem a música e a escrita. Vocalista de tonalidade grave e suave, com muita educação musical que encanta ouvintes em bailes e serestas. Tem várias músicas de composições próprias, só falta lançar o CD. Poeta de bom estilo, inclusive de literatura de cordel e de várias crônicas e narrativas. Possui um acervo de escritos que dá para vários livros. Vale enfatizar que o talentoso Ideraldo é ainda humorista, gosta muito de contar “causos engraçados”, especialmente ocorridos em Amarante. O extrovertido artista Ideraldo é pai de duas talentosas filhas: Mariana e Marina (estudantes).

Ítalo Cristiano Silva e Sousa, filho dos amarantinos Renato Silva e Sousa e Maria José de Sousa (Zélia), separados judicialmente. O jovem Ítalo é formado em História. Trabalha como professor na rede particular de ensino e, atualmente, ministrando aulas numa universidade particular na cidade de Parnaíba – Piauí. Lançou dois expressivos livros: Tempos Subterrâneos e Sanatório Geral. Continua publicando mais obras de forma alternativa. O jovem professor sempre foi um apaixonado por Amarante.

Raimunda Celestina Mendes da Silva é uma amarantina inteligente, habilidosa e de muito conceito, especialmente no Piauí e Maranhão. Portadora de vários cursos. Entre eles, graduação em Licenciatura Plena em Letras Português, em Licenciatura em Educação Artística Polivalente e em Licenciatura Plena em Letras Português; especializada em Licenciatura Brasileira; mestrado em Lingüística e Letras Português; Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; doutora em Linguística e Letras Português. Professora Doutora Celestina como é mais reverenciada é funcionária pública do Estado do Maranhão e, há longos anos, presta relevantes serviços na Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Centro de Estudos Superiores de Caxias (Caxias-Maranhão). A simpática amarantina, doutora Celestina, casou-se com o teresinense Antonio Mendes da Silva, economista, funcionário da Caixa Econômica Federal. Do matrimônio, três talentosos filhos: Lucas, advogado, pós-graduado em Direito Público e Privado; Natércia Maria, psicóloga, Pós – graduada em Psicologia. Fala fluentemente, Inglês, Francês e Espanhol; Marden, acadêmico em medicina, estagiário em Hospital (França). Fala Inglês, Francês, Espanhol e Italiano. Convém salientar que a Professora Doutora Celestina pertence à Academia de Letras do Médio Parnaíba.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário