terça-feira, 25 de março de 2014

ESCRITORES E POETAS DE AMARANTE – PARTE IV


ESCRITORES E POETAS DE AMARANTE – PARTE IV

Luís Alberto Soares (Bebeto)


João José dos Santos Filho, mais conhecido por Professor João Filho, trata-se de um amarantino simpático e inteligente que sonhava ser padre, mas, seu amor carnal falou mais alto, casando-se com a simpática Irismar Maria da Silva. Do matrimônio, as criancinhas: Jhoírys Emannuelle e Jhoannan José (2011). João filho, professor respeitado na região, visto por colegas, alunos e admiradores como uma potência de sabedoria. Prestativo, humanitário, amigo de todos e cumpridor de suas obrigações profissionais e familiares. Portador dos cursos: Licenciatura em Teologia e Licenciatura em Letras Português. Um apaixonado por esportes. Vice – Presidente da CEAPI e ocupou cargos importantes no Society Clube Amarantino, onde é sócio fundador. O notável João Filho é funcionário público do Piauí (Saúde e Educação) e do Maranhão (Educação). Funcionário público deste município (Educação). Professor tutor do GESTAR (Amarante). Foi supervisor administrativo do Hospital de Amarante (2002 - 2007); coordenador da comunidade Areias (2011 - 2012); ministro extraordinário da Igreja Católica (2011 - 2012)); escritor, poeta, locutor jornalistivo e esportivo da Rádio Renascer FM (1998 - 1999). O simpático professor de tempo precioso, diz não ter medo de ser feliz. Em março de 2012, o talentoso educador recebeu na sua residência, bairro Areias – Amarante, visita da produtora Stephanie Lotufo do programa “Fantástico” (TV Globo). Conversaram sobre fatos marcantes registrados neste livro.

Leodoro Rosa de Carvalho artista popular de Amarante, residente no Bairro Areias, faz programa em rádio e participa de encontro cultural neste município e São Francisco do Maranhão. Poeta repentista, apaixonado por vaquejada. Gosta de cantar e já compôs 32 músicas estilo”Pé de Serra”, entre elas, gravadas em CD por grupos locais. Leodoro é uma figura fantástica de muito carisma e larga amizade na região. Gosta ainda de agricultura e pescaria. Casado com Maria Lima da Costa Carvalho. Do matrimônio, talentosos filhos amarantinos: Genival, Manoel, Francisco, Gilvan, Ociene e Rosinete.

Manoel Pires Neto, amarantino nato, residente em Teresina há mais de 25 anos, sempre vem visitar sua terra natal. Escreveu seu primeiro livro, “AMARANTE, MINHA TERRA, MINHA GENTE”, lançado em 10/12/2011, no bairro Areias, onde nasceu e moradia de familiares. Manoel trabalhou longos anos na construção civil, especialmente como mestre de obras, em Amarante e Teresina, tendo como exemplo, a construção da Praça Padre Virgílio Madeira, centro de Amarante. O escritor encontra-se aposentado. Casou-se com Luzia dos Santos. Do matrimônio, oito filhos.

Maria das Graças Costa e Silva fez vários escritos (Literatura de Cordel e crônicas), retratando sua vida cotidiana e um pouco sobre Amarante. Só falta publicá-los. Entre eles, história da construção da Capela de São Vicente de Paulo, bairro Alto Alegre, onde a escritora reside (Amarante). Graça, como é mais conhecida, nasceu em Angical do Piauí e desde os três anos de idade fixou residência na cidade de Amarante. Portadora do curso Normal Superior; funcionária pública municipal (aposentada). Prestou relevantes serviços na Prefeitura Municipal de Amarante. Foi uma das peças fundamentais para a construção da capela de seu bairro. A talentosa Graça tem dois habilidosos filhos amarantinos: Jardyel e Monick Elly (cursando computação). Vale esclarecer que a amiga Graça é filha do casal Antonio Duarte da Costa (falecido) e Teresa Silva da Luz.

Maria José Campos da Rocha, natural de Oeiras (PI) e há mais de 35 anos residindo em Amarante, Bairro Vila Nova. Trata-se de uma simpática figura inteligente, habilidosa e dedicada professora, funcionária pública municipal de Amarante (aposentada). Poetisa admirável (Literatura de Cordel), costureira e bordadeira profissional de primeira linha, artes das quais a talentosa professora ministrou cursos em Amarante por diversas vezes. Foi recepcionista do Hospital Regional de Amarante por um bom período. Atualmente gerente de um movimentado comércio. A professora Maria José é uma das principais conservadoras de nossa cultura popular. Participou de grupos folclóricos exercendo a função de organizadora e cantora. Ainda hoje a folclorista professora é solicitada para ajudar nas danças e cânticos. Casou-se com Jonas Rodrigues da Rocha, natural de Francisco Ayres (PI), funcionário público estadual (aposentado). Prestou serviços como vigilante. Trabalhou ainda na agricultura e pecuária. Do matrimônio os filhos: Sônia Maria, Jonas Filho, Solange, José Rocha, Francisco Gerardo, Enos e Maria do Perpétuo Socorro. Gerson e Joaquim (falecidos).

Maria Santana Vilarinho Santos, natural de Amarante (PI), professora gabaritada, funcionária pública estadual (PI), aposentada. Trabalhou por um bom tempo na Unidade Escolar Eduardo Ferreira. Uma das fundadoras do Ginásio “Da Costa e Silva”, onde ministrou relevantes aulas em diversas disciplinas. Consagrada intelectual, a professora Maria Santana é uma apaixonada por Amarante, sua terra natal e, sempre foi um esteio de nossa rica Cultura. Já representou nosso folclore em Maceió – Alagoas e por diversas vezes, na Capital piauiense. Contribui e marca presença nos grandes acontecimentos culturais de nosso povo. A conceituada amarantina também é historiadora e escritora Em junho de 2013, ela lançou um livro: Reminiscências. A notável professora casou-se com Osvaldo Pereira dos Santos, mais conhecido em nosso meio por Dr. Osvaldo e Professor Osvaldo. Pais inteligentes e famosos filhos.

Osvaldo Soares do Nascimento, outro grande vulto da literatura piauiense, nascido em Amarante (PI), em 1930. Na década de 50 o inesquecível escritor amarantino teve expressiva participação em revistas e jornais que se destacaram em Teresina, onde residia. O saudoso intelectual também foi fascinado para a vida pública com prejuízos à vida literária. Pertencia à linha de frente do movimento meridiano. Osvaldo era Bacharel em Direito e, na sua vida pública, prestou relevantes serviços em nosso Estado, como Técnico de Desenvolvimento Econômico, Promotor Público de Teresina, Organizador e primeiro Presidente da Companhia de Habitação do Piauí (COHAB); Organizador e primeiro presidente do Fomento Industrial do Piauí, hoje Comdepi; Organizador e Secretário Executivo da Comissão de Desenvolvimento Econômico

Cromwell Barbosa de Carvalho, amarantino nato, nascido em. 28/12/1883, falecido em Teresina (PI) em 10/11/1974. Era um autêntico Advogado, sociólogo, político, jornalista, jurista, poeta e magistrado. Prestou relevantes serviços em nosso Estado. Foi Juiz Distrital em Valença e Floriano, e Promotor Público em Caxias (MA); Procurador dos Feitos da Fazenda Nacional (Teresina); Idealizador, fundador, professor e diretor da Faculdade de Direito do Piauí; Desembargador do Tribunal de Justiça do Piauí. O saudoso intelectual amarantino era ainda acadêmico da Academia Piauiense de Letras.

Armando Gomes da Silva, nasceu em 04-12-1924 - Amarante (PI). Filho de Antônio Gomes da Silva e Maria Castro e Silva. Advogado, bancário e poeta. Bacharel em Ciências Jurídicas e Socais, e em Administração de Empresas. Foi Assessor da Carteira de Desenvolvimento, do Banco do Estado do Acre e, posteriormente, funcionário do Banco do Brasil, onde se aposentou. Em Teresina, onde residiu por largos anos, elegeu-se 2º Tesoureiro do Clube dos Diários, Presidente da AABB por seis mandatos e Superintendente da Federação Nacional das APAES. Reside em Brasília (DF).
Nilson da Cunha e Silva, natural de Amarante (PI), filho do imortal Professor Cunha e Silva, trata-se de um poeta de destaque no Piauí. Trabalhou longos anos na Secretaria de Segurança Pública do Piauí prestando relevantes serviços como Corregedor da Polícia Civil (Teresina). O destacável poeta amarantino encontra-se aposentado e continua morando na Capital piauiense.

Vidal Santos Carvalho, amarantino nato, trata-se de um jovem soldado da Polícia Militar do Piauí que sempre prestou serviços na instituição em Teresina, onde também cursa Licenciatura Plena em Pedagogia. Vidal tornou-se ainda escritor de artigos, muitos deles divulgados em jornais e guardados em arquivos de historiadores amarantinos. Vale ressaltar que o talentoso Vidal é filho do casal Vitor Simão de Carvalho (falecido) e Teresa dos Santos Carvalho, funcionária pública do Estado do Piauí, residente em Amarante. Casou-se com Domingas Alves de Anunciação (separados judicialmente). Do matrimônio, dois filhos: Vitória e João Vitor (crianças). Danilo Vidal (criança), extra conjugal.
Cícero Cristino de Oliveira Neto, natural de Amarante (PI), nasceu em 27-11-1966. Filho de Luís Cristino de Oliveira e Maria Teles de Melo Oliveira. Poeta, contista e pesquisador incansável de assuntos históricos-literários. Radicado em São Pedro do Piauí. Membro da União Brasileira de Escritores do Piauí.

Luzia Maria dos Santos – nasceu em Amarante (PI), em 01-06-1956 - Amarante (PI). Filha de Cassimiro Cardoso dos Santos e Margarida Maria dos Santos. Poetisa e professora. Formada em Pedagogia, pela Universidade Estadual do Piauí. Leciona na rede estadual de ensino do Piauí. Membro da UBE/PI.     

Nenhum comentário:

Postar um comentário