sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Terceiro segredo de Fátima cumpriu-se?


José Maria Vasconcelos
Cronista, josemaria001@hotmail.com

       A mensagem do padre, na internet, louvava Nossa Senhora de Fátima e seus milagres, no festejado dia 13 de outubro. Algumas pessoas responderam com simples amém. Perguntei-lhe no que resultou a famosa profecia conhecida como Terceiro Segredo de Fátima. O sacerdote, presumindo uma polêmica, não me respondeu. Eu precisava de uma informação. Só.
       Três crianças, Lúcia, Francisco e Jacinta, em Portugal, tiveram uma visão da Virgem, enquanto cuidavam das ovelhas da família, num descampado perto da cidade de Fátima. Segundo os videntes, a Senhora apareceu-lhes no dia 13 de maio de 1917, pedindo-lhes se dirigissem àquele local, durante seis meses, sempre no dia 13 e mesmo horário. “Depois disso, dir-lhes-ei quem sou”.
        A Senhora prometeu-lhes um sinal que seria presenciado pela multidão de curiosos, “para que acreditassem”. A notícia atraiu muita gente e a imprensa, reunindo 70 mil curiosos na última aparição. Fotógrafos e repórteres da época informavam: “O Sol dançou no espaço e pareceu precipitar-se sobre a Terra”. O fenômeno foi visto num raio de 40 km.
        Autoridades da época chegaram a prender os videntes, ameaçando-os de açoites, se divulgassem os segredos revelados nas visões. Que segredos? Em 13 de junho, a Senhora avisou-lhes que Jacinta e Francisco morreriam em breve, o que aconteceu. “Lúcia permanecerá para servir a Jesus e testemunhar as profecias”. A Senhora pedia orações para acalmar as convulsões sociais que adviriam: uma Segunda Guerra, pior que a Primeira, desvios do clero, comunismo russo, que espalharia o ateísmo pelo mundo, atentados ao Papa, turbulência na Igreja. Praticamente, o Terceiro Segredo de Fátima constitui-se dessas angústias. Papas evitaram a exploração das profecias para não ocorrer sensacionalismo e histeria coletiva.
        Lúcia, em 1925, recolheu-se à vida monástica e evitou o estrelismo. A Virgem Maria apareceu-lhe outras vezes com orientações. O Papa solicitou-lhe que redigisse um documento com todos os detalhes, entregue em 1941. O Terceiro Segredo de Fátima foi envelopado e entregue ao Vaticano, para ser aberto depois de 1960. A freira faleceu aos 98 anos.
        Verdade ou não, o mundo, depois da Segunda Guerra, já experimenta conflitos sociais nunca vistos, “crescimento das iniquidades e perda do sentimento do amor”- conforme predissera Jesus para final dos tempos (Mateus, 24, 12).
        Santuário de Fátima, finalzinho da fria tarde, multidão de gente na imensa praça. Fui tomado de rara sensação, que me roubou algumas lágrimas. Só faltou o Sol dançar para minha câmera registrar.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário