sábado, 28 de julho de 2012

Vaticano em dores de parto




José Maria Vasconcelos
Cronista, josemaria001@hotmail.com



A Bíblia é uma fonte inesgotável de inspiração, inclusive artística. Olhe só a bela metáfora extraída da epístola de Paulo (capítulo 8) dirigida aos cristãos de Corinto:"...a criação fica sujeita a vaidades e ambições, porém alimenta-se da esperança de ser libertada do cativeiro da corrupção, para participar da gloriosa liberdade dos filhos de Deus. Nesta busca, toda a criação geme, em dores de parto..."
No Vaticano, trava-se uma guerra surda, imunda, cujos petardos envolvem corrupção, disputa de poder, fraudes, sigilos revelados, traição, crise de autoridade. Não se trata de uma guerra de adversários da Igreja. É Igreja dentro da Igreja.
Frade capuchinho, dono de imensa cultura, fala vários idiomas, reside em Roma. Frequentemente, envia notícias, desta vez não muito frescas: "Vejo, preocupante, a situação hodierna da Igreja. Por isso, me sentiria omisso, se nada dissesse, pelo simples fato de responsabilidade cristã na ação eclesiástica... Frise-se, eu não sou um contestador dissidente." O frade pede que envie as informações, bastante divulgadas na Europa, a amigos sacerdotes, bispos, sem alarde. Afinal, qual a instituição humana livre de escândalos e embaraços? Ademais, naturais conflitos não alteram o fervor do rebanho de Cristo, um gigantesco exército de herois a serviço do bem, nas paróquias e dioceses mundo afora. Inimigos da fé se aproveitam de vexames para tripudiar nas fragilidades humanas.
As dores de parto a que apóstolo Paulo se refere é a eterna luta das pessoas de bem contra a influência má do maligno, na forma de soberba, desunião, corrupção, fuxicaria, ambição, disputa desenfreada de poder, especialmente quando rola dinheiro e prestígio. Nem na comunidade de doze apóstolos, houve unanimidade moral. "Satanás tomou posse de Judas" (João, 13, 27), ladrão das ofertas e traidor (João, cap. 12).
O Vaticano é um mini país do tamanho do Maracanã, estrutura rígida e conservadora, dirigida por 43 autoridades e o Papa. Fácil imaginar o tamanho das tensões entre cardeais, ao ponto de o Papa, em fevereiro de 2010, pedir-lhes, em público, que evitem dissensões. Ainda se referiu à "sporcizia"(imundície) dentro da Igreja. Na época, o cardeal D. Tarcísio Bertoni, secretário de Estado, por não ser carreirista diplomata, sofreu perseguição até ser afastado. Acrescentem-se à crise do Vaticano outros escândalos e milionárias indenizações, em vários países, bem como o avanço dos evangélicos.
O Banco do Vaticano associou-se, na década de 70, ao Banco Ambrosiano de Milão, onde pipocaram escândalos. Cardeais e ordens religiosas são acusados de operações fraudulentas, "por enquanto, não falo para não entristecer o Papa", segundo o diretor do Banco, Gothi Tedeschi, afastado e respondendo a inquérito.
Cartas particulares do Vaticano, entre cardeais e o Papa, foram surrupiadas e publicadas na imprensa. Um bispo e um cardeal já estão presos em domicílio familiar.
Nas finanças, é difícil o controle do Papa. Devido a rombos, ele nomeou o arcebispo D. Carlo, que enxugou as finanças e denunciou culpados. Demorou pouco, criando ferozes inimigos, que lhe ofereceram um "prêmio": nomearam-no núncio apostólico nos EUA.
Da imagem dura de cardeal alemão, o Papa Bento XVI transformou-se em cordeiro amável ao peso dos anos e das fadigas do cargo, uma missão exigente e dolorosa como as dores de parto. As dores de parto, na história humana, são acompanhadas de esperança no sorriso de um novo e robusto rebento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário