domingo, 26 de junho de 2011

NARCISO - TÉDIO E FÚRIA


Como surge um psicopata?

Você já parou para pensar como uma criança indefesa pode se transformar em um adulto capaz de atirar a própria filha de uma janela do 6º andar ou ainda esquartejar a amante? Alguma vez já se perguntou como surge um psicopata? Para facilitar a compreensão deste tema tão inquietante, Roque Neto – autor piauiense - e a Editora Quárticarecentemente lançaram “Narciso: Tédio e Fúria”.

Narrado em primeira pessoa, o texto nos conduz pelas diversas etapas da vida de Francisco, o protagonista da trama, filho de um relacionamento extraconjugal de seu pai e ironicamente adotado pela esposa dele. Quando o casamento do pai se desfaz, Chiquinho é vítima de violência por parte de seus irmãos e da indiferença de sua madrasta, o que o leva a fugir de casa aos 11 anos de idade. Sua vida muda quando ele é adotado pelo padre da cidade e sua irmã, alemães radicados no nordeste brasileiro, onde desenvolvem trabalhos sociais. Confiando em sua capacidade, a nova família lhe proporciona educação de qualidade, e o menino de inteligência notável e excelente desempenho segue os passos daquele que é sua referência de pai, tornando-se um seminarista que rapidamente se destaca entre colegas e a população de Esperantina.

Contudo, a saga de Francisco não chegara ao fim. Logo ele se depara com uma terrível decepção que revela o lado sombrio de sua mente. Relegado à solidão, Francisco sente um incontrolável desejo de vingança e passa a desencadear uma sequência de atos na intenção de atingir quem julga seus inimigos. Uma história repleta de reviravoltas, com o autor mantendo o leitor em constante tensão e suspense. Jogando com vidas e desvelando segredos, o seminarista e professor é capaz de tudo para saciar sua sede de vingança.

Na mesma vertente de obras historicamente consagradas, a trama se desenrola abordando temas como bullying no ambiente escolar, escândalos na igreja católica, aborto, jogo de interesses entre políticos e até crimes, mas com uma riqueza de detalhes que foge dos clichês e desafia a capacidade do leitor, totalmente envolvido pela sagacidade intelectual do personagem-narrador em atitudes surpreendentes de sua mente psicopata.

Ficha técnica:
Autor(a): Roque Neto
Editora: Quártica
Páginas: 168
Publicação: 2010
Booktrailler:  http://www.youtube.com/watch?v=ko2EbUKMR3s
Onde comprar: www.narcisotedioefuria.com.br



Sobre o autor:

Roque Neto nasceu em Esperantina, no Piauí, em 1979. Desde cedo, trazia dentro de si o desejo pelo conhecimento, demonstrando especial interesse pela leitura e escrita.

Além de diversos artigos acadêmicos em sua área de pesquisa, Roque Neto publicou em 2009 o livro “Ética e Moral na Educação”, no qual apresenta algumas das ideias que fundamentaram sua dissertação de mestrado. Semanalmente, oferece aos seus leitores artigos para reflexão sobre desenvolvimento pessoal no Blog Sentido. Em sua obra de estreia “Narciso: Tédio e Túria,” o autor desenvolve com maestria personagens com perfis psicológicos complexos, o que desde cedo já parece ser uma das características desta nova promessa da literatura brasileira.

Sua formação acadêmica inclui uma graduação em Filosofia, pós-graduação em Psicopedagogia e Gestão Escolar e ainda mestrado em Educação. Atualmente mora nos Estados Unidos, onde cursa Psicologia e segue com seu doutorado em Liderança Educacional em Saint Mary’s College of California. 

Contato do autor:
Twitter: www.twitter.com/RoqueANeto
Facebook: https://www.facebook.com/pages/Roque-Neto/182074201833936

Nenhum comentário:

Postar um comentário