terça-feira, 22 de março de 2011

DIÁRIO INCONTÍNUO



22 de março

A SUPER LUA CHEIA

Elmar Carvalho



O professor Nelson Rios, regenerense de velha e boa cepa, através de comentário postado em meu blog, sugeriu-me escrevesse sobre a super lua cheia, que ocorreria no sábado, dia 19. Respondi-lhe que talvez o fizesse nesta terça-feira. Segundo os jornais e os portais noticiosos, trata-se de um fenômeno natural, que só ocorre a cada 18 anos. Portanto, se Deus me mantiver vivo, só voltarei a revê-lo já setentão, ou, mais precisamente, quando estiver com 73 anos de idade, posto que em poucos dias completarei 5 ponto 5. Uma vez que a órbita de nosso satélite não é circular, mas elíptica, há momentos em que a lua fica mais próxima da Terra, atingindo o perigeu, ou mais distante, quando ocorre o apogeu. No primeiro caso (perigeu), para um observador em nosso planeta, ela aparece 14 % maior e 30 % mais brilhante; consequentemente, no apogeu ela aparentaria ser menor e ficaria menos luminosa.


Portanto, no perigeu, o nosso satélite alcança a sua maior luminosidade, o seu maior tamanho aparente, e fica revestido de sua maior glória e beleza. Na verdade, metaforicamente, ou em linguagem figurada, ou no sentido conotativo para o senso comum, ela teria atingido o seu apogeu, pois teria alcançado o seu ponto máximo de brilho, de beleza, de tamanho, de encantamento. Todavia, em se falando de órbita, ela esteve mesmo no perigeu, e não no apogeu, embora, em termos de plasticidade, devesse ser esta a palavra mais apropriada.

Aprendi a admirar o plenilúnio – palavra que alguns poderão considerar pomposa, solene, ou de forte carga poética, ou ainda motivada por algum pernosticismo – quando fui morar na zona rural, por um curto período, em minha infância. Já então conhecia a música Luar do Sertão, de Catulo da Paixão Cearense, compositor maranhense, à revelia de seu sobrenome. Ficava extasiado, nas escuras noites da caatinga, a contemplar o céu estrelado e a lua cheia, sobretudo ao nascer, ou quando ela se entremostrava por entre os galhos das árvores ou através da cortina esgarçada das nuvens, que por vezes mais mais se assemelhavam a um biombo de gaze.

Quando o astro se escondia detrás das nuvens, minha mãe dizia que ela fora tomar banho. No período chuvoso, a lua formava um círculo em torno de si, uma espécie de nimbo ou halo luminoso; minha mãe, despertando-me em suas poucas letras para as metáforas e comparações e para a poesia da natureza, falava que a lua, qual uma iara, tomava banho em sua lagoa. Recordo que desde muito cedo mamãe me ensinou a admirar a beleza da paisagem, o encantamento das flores, a delicadeza das pétalas das rosas, a majestade de um urubu a planar no céu, a revoada giratória dessas aves, verdadeiro balé aéreo, e as esculturas formadas pelas nuvens ao capricho do cinzel etéreo do vento.

A lua cheia sempre foi associada a mistérios e feitiços, fazendo despertar o imaginário das pessoas simples e a criatividade dos artistas. Dizem que durante essa fase lunar os lobisomens se manifestam, os cachorros hidrófobos se exacerbam; os loucos ficariam ainda mais loucos, loucos furiosos, sob os influxos do plenilúnio. Os antigos almanaques assinalavam a influência da lua sobre a germinação das sementes, sobre o crescimento dos cabelos e das marés. Os poetas simbolistas se quedavam em êxtase, na contemplação da lua cheia e do luar, comparando-os a belas monjas, pálidas e maceradas, enclausuradas em suas celas, em que os cilícios laceravam suas carnes tenras e suas esplêndidas peles brancas. Viam a lua plena como uma hóstia ou como um lírio, e imaginavam o luar como níveas e frígidas neblinas, em que virgens esmaecidas se perdiam em êxtases pecaminosos ou em tormentos inimagináveis, por causa de paixões malogradas ou interditas.

Certa vez, quando eu tinha três anos de idade, mamãe me encontrou na árdua tarefa de emendar umas varas, no terreiro de nossa casa. Intrigada com essa inusitada atividade, perguntou-me o que eu fazia. Respondi-lhe que desejava futucar ou atrair a lua cheia, como se ela fosse algum balão ou apetitosa fruta. Claro, não me recordo desse episódio, mas apenas narro o que minha madre me contou. Contudo, às vezes, ainda me sinto esse mesmo menino, a porfiar em atingir a beleza e a bondade de meus mais profundos sonhos e ideais, e alcançar assim o meu perigeu em relação a Deus, que na verdade seria o meu apogeu de homem que não deseja perder a sua mais intrínseca humanidade, apesar dos percalços e das ciladas; de homem que, mesmo quando momentaneamente parece perder a sua Fé, não deixa de rezar fervorosamente.

Um comentário:

  1. Bravo, poeta!
    Eu sabia que o super plenilúnio alcançaria uma proporção ainda maior se narrado por ti.
    Quero dizer que tua mãe era uma sábia e, pelo visto, uma excelente progenitora, pois além de despertar no seu rebento a atenção aos detalhes expostos pela natureza, e assim contribuindo diretamente para formação de um brilhante bardo, mantinha o contato com seu filho que muitas mães hodiernas deixam a cargo dos colegas e da mídia acarretando numa juventude que não prima pelos valores de outrora.
    Sem mais, aproveito para agradecer-te pelo atendimento à sugestão deste humilde leitor.

    Atenciosamente,
    Nelson Rios

    ResponderExcluir