quarta-feira, 16 de março de 2011

DIÁRIO INCONTÍNUO







16 de março

O GUERRILHEIRO, O POETA E O MÉDICO

Elmar Carvalho

Por precaução e em virtude de achar que já estava havendo sinalização de que eu poderia estar com tendência para um início de hipertensão, fui consultar-me com o dr. Itamar Abreu Costa, meu conhecido há um bom tempo. Trata-se de um médico humanitário, de um bom ser humano, cordato e educado. Logo a gente percebe que ele gosta do que faz, porquanto ele exerce sua profissão com alegria, com presteza e dedicação, satisfeito por estar prestando um benefício a seu semelhante. E todo aquele que se realiza em sua profissão, que a exerce com entusiamo é um felizardo, porque o trabalho torna-se uma bênção, ao passo que, para o que a exerce apenas por obrigação, apenas por causa do dinheiro, o trabalho é um fardo pesado, enfadonho, convertendo-se numa espécie de penitência e maldição.

Vi, nas estantes de seu consultório, várias imagens de santos, quase como se ali fosse uma espécie de oratório, o que talvez seja também. Indaguei-lhe a respeito. Respondeu-me que sua mulher Edilane, diretora do ITA'COR, é uma católica praticante e fervorosa, descendente de uma senhora piedosa, que contribuiu para o soerguimento da igreja matriz de N. Sra. dos Humildes, padroeira de Alto Longá, onde ambos nasceram. Mas vi também, destacando-se entre os livros e as imagens, duas placas metálicas com os retratos de Che Guevara e Pablo Neruda, o que revela o lado “guerrilheiro” de Itamar, na busca talvez utópica de uma sociedade mais justa, mais igualitária, mais fraterna, pois, como se sabe, os dois ícones eram homens de esquerda.

O primeiro, herói da revolução cubana, tendo lutado em Sierra Maestra, até a vitória final, com a instauração do governo de Fidel Castro, era médico, como o nosso bravo Itamar Costa. O segundo, além do altíssimo poeta andino que foi (e digo andino em sentido literal e metafórico), com versos que ainda hoje me encantam e enternecem, foi também político no Chile, sua terra natal, tendo apoiado o governo de esquerda de Salvador Allende. Portanto, os dois retratos são significativos e bem apropriados, porquanto Itamar, além de médico, como Guevara, é também um ser cultural e telúrico, como Neruda, tanto que é o dinâmico presidente da Academia Longaense de Letras, Cultura, História e Ecologia – ALLCHE.

Quando, alguns anos atrás, levei meu filho João Miguel para ser consultado por Itamar, ele me disse a sorrir, com seu jeito bonachão:
- Quer dizer que você confia em me entregar o coração de seu filho?
Disse-lhe que sim. Desta feita fui logo lhe advertindo que, à revelia de minha preocupação, o meu histórico era bom, porquanto minha pressão sempre fora normal e meus pais sempre tiveram bom coração, tanto no sentido fisiológico, como no simbólico, posto que são pessoas saudáveis e de boa índole. Ele sorriu e me passou uma bateria de exames; falta-me fazer o derradeiro. Coloquei o coração de meu filho em suas mãos. Agora, nelas coloquei o meu próprio. Aguardemos o resultado dos exames e o vaticínio do oráculo, que, no caso, é o próprio Itamar Abreu Costa, com suas vestes brancas de esculápio e sua farta barba de profeta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário