sexta-feira, 26 de novembro de 2010

A TRISTE PARTIDA DE “MALAQUIAS SORRISO”


ALCIONE PESSOA LIMA


A paz e a tranquilidade dominavam um certo lugar. E quem ousava quebrar o silêncio? Nem os pássaros...!Tampouco um olhar, um sorriso, um gesto amigo, na tentativa de confortar uma alma angustiada. Nem mesmo a ameaça, o terror, nada o faria acordar.
De repente, uma palavra rude, uma insinuação irônica, daquelas que magoam pessoas sensíveis, fizeram-no lançar o olhar e em um gesto de reprovação balançar a cabeça, como a pedir respeito. 

Naquele momento em que fotografava o silêncio colhia pétala por pétala das flores que coloriram o seu caminho. E sem que desejasse, sentia a dor da morte, que o acenava, convidando-o para um passeio. Era a liberdade desejada.

De arreios e esporas uma besta lhe mostrava os dentes, convidando-o a uma cavalgada última, por um desfiladeiro, naquela despedida solitária de tudo quanto lhe foi valioso.

Por um momento, oscilante, vagueou por campos e prados. Visitou a todos os amigos de jornada, tomou um gole de cachaça, revitalizou a alma, que insatisfeita não queria a separação. O corpo caindo aos pedaços não alcançava o espírito, que batia asas e planejava o vôo, dispensando qualquer tipo de palpite ou modo de se conduzir.  

E prostrado frente àquilo que achava ser sua grande realização, praguejou-se despido de qualquer escrúpulo, repetindo Goethe(Mefistófeles-Fauto): “De que serve o eterno criar, se a criação em nada acabar?” E foi-se assim, em um último suspiro, sem que deixasse para os que presenciaram a sua partida um sorriso, gesto que o marcou por toda sua vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário