sexta-feira, 24 de setembro de 2010

NO MEIO DO CAMINHO

ALCIONE PESSOA LIMA


Ao completar 50 anos de idade parei e refleti: meio século de vida! O desejo de muitos e privilégio de alguns!

Olhei para mim e indaguei-me: sou velho ou somente estou entrando na fase idosa? 

Meu comportamento às vezes deixa-me no meio termo, que nem um senhor que ao completar 60 anos buscou a aposentadoria e teve rechaçado o seu desejo sob a argumentação do funcionário da previdência de que era jovem demais. Aceitando tal afirmativa buscou então uma namorada nova, já que era viúvo, e desta ouviu: - não está velho demais para mim?

Sabe, ter 50 anos de idade é ter experimentado o tempo e o mundo de várias formas e mesmo assim deles nada conhecer (Só sei que nada sei! Sócrates). Por vezes a vida é uma poesia e seu desfecho pura ficção. Isso acontece quando estamos buscando as realizações. O caminho, mesmo sabendo que morremos desde que nascemos, é uma longa subida, mas se transforma em uma deliciosa aventura. Chegando ao pico, eis que chega a hora de voltar: talvez o caminho não seja na mesma direção, com os mesmos obstáculos, e a depressão não seja somente o declive em que se torna a vida! Não vai aqui uma visão caquética, final, de uma conquista: viver.

O belo passa a ter outro conceito. O necessário define-se apenas como o essencial. A lágrima já não demonstra uma emoção, beira a uma desilusão. São fases de quem vive! E cada uma deve ser saboreada, pois o gosto delas somente quem as sente pode dizer.

Uma gratidão, palavra chave para resumir toda a trajetória desse prêmio. Primeiro por não ter nascido com qualquer anomalia física ou mental. Segundo, por permanecer até esta data da mesma forma, apesar da consumição das células pelos radicais livres, caminho biológico sem volta.

Da percepção de tudo isso, nesta data, é inegável sentir o corpo na contramão da alma. Enquanto aquele se degenera esta, por ser lapidada a cada dia, vai-se elevando, tornando-se uma jóia.

Assim, no meio do caminho ainda há sonhos a se realizar, apenas com os cuidados de um “cinquentão” ou “cinquentinha”, como queira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário