sábado, 30 de janeiro de 2010

DIÁRIO INCONTÍNUO

Flagrantes do curso de aperfeiçoamento "O Positivismo Jurídico e a Jurisprudência", vendo-se o prof. dr. Luís Carlos Martins Alves Júnior, juízes (alunos), o des. Edvaldo Moura, prof. Luís Carlos e o des. Sebastião Martins.

30 de janeiro de 2010

Terminou neste sábado, o Curso de Aperfeiçoamento “O Positivismo Jurídico e a Jurisprudência”, ministrado pelo procurador da Fazenda Nacional junto ao Supremo Tribunal Federal Luís Carlos Martins Alves Júnior, que se houve com invulgar competência e conhecimento da matéria, inclusive provocando ampla e calorosa participação dos alunos. Entre outros, fizeram o curso os desembargadores Sebastião Martins, presidente da AMAPI, e Edvaldo Moura, diretor da ESMEPI, bem como os juízes Thiago Brandão, Oton Mário, Nazildes Lobo, Fernando L. Silva Neto, José Ramos, Vidal Freitas, Virgílio Madeira Martins, Moura Mendes, Sérgio Fortes, Jorge Veloso, Pedro Macedo, José Airton, Marcelo Mesquita, Antônio de Oliveira e Lirton Nogueira. Também participou do curso o magistrado Carlos Dias, que vem escrevendo um diário, não sei se secreto, como o de Humberto de Campos, se discreto, como a maçonaria, ou se apenas inédito, esperando o momento oportuno de ser dado à estampa da publicidade. Entreguei ao mestre um exemplar de meu livro Cromos de Campo Maior, em que faço a louvação de nosso pago natal. No encerramento do curso, como homenagem a ele, recitei o meu poema Elegia a Campo Maior, que foi aplaudido pelos colegas magistrados. Saudaram-no os desembargadores Edvaldo Moura e Sebastião Martins e os juízes Oton Mário e José Airton.

O professor, que tem doutorado em Direito Constitucional, é filho de Luís Carlos, irmão maçônico e amigo, sendo ambos naturais de Campo Maior, onde também nasci. Nessa cidade, foi juiz, durante décadas, o doutor Hilson Bona, meu mestre no velho Colégio Estadual, na disciplina Organização Social e Política Brasileira (OSPB). Ilustrava e enriquecia suas aulas contando episódios engraçados ou pitorescos de sua vida, com o que nos atraía ainda mais a atenção. Magistrado íntegro, sem mácula, tinha o respeito de seus jurisdicionados, podendo ser tido como um paradigma da magistratura piauiense. Humilde, pedalava sua velha bicicleta preta pelas ruas da cidade. Segundo se comenta, no tempo das campanhas políticas, pedia o seu afastamento das funções de juiz eleitoral, quando seus parentes eram candidatos, mas os adversários pediam ao Tribunal Regional Eleitoral para que ele fosse mantido no cargo, tão grande era a confiança que tinham em sua imparcialidade. Comentava ele que muitas vezes ia visitar o velho cemitério da cidade, para afastar as tentações da vaidade, certamente para se lembrar de que o homem é pó e que ao pó voltará. Numa época em que nada se costuma recusar, em que o ego e a vaidade imperam de forma abusiva, quando quiseram batizar o fórum com o seu nome honrado, teve que insistir com muita firmeza para que não lhe fosse prestada a homenagem, por sinal mais que merecida e justa.

2 comentários:

  1. Meritíssimo,
    Parabéns pelo blog. Mais do que nunca, você interage com os amigos pela rede. O visual do blog é nota 10. A propósito da matéria, é extremamente oportuna a lembrança do dr. Hilson Bona, nosso professor de OSPB, no glorioso Colégio Estadual. Por sinal, dos tempos em que éramos colegas de classe. Doravante, vou participar ativamente do blog, com comentários. Assunto, tenho certeza, não vai faltar.
    Antonio de Souza, jornalista em Cuiabá-MT

    ResponderExcluir
  2. Amigo Antônio Francisco,
    Colega do velho Colégio Estadual, um dos mais brilhantes condiscípulos que tive, em todas as disciplinas, e companheiro nas "peladas" pebolísticas do campo do Leopoldo Pacheco, que não mais existe, mas que chamo, em minha saudade, de Estádio Otaviano Furtado do Vale, nossos líder nas pelejas do futebol. Foi com satisfação que li o seu comentário. Seja benvindo ao blog e volte sempre.

    ResponderExcluir